quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jogador nº 1 - Ernest Cline

Livro: Jogador nº 1
Autores: Ernest Cline
Editora: Leya
Lançamento: 2012
Nota: 5 itens mágicos únicos [1 a 5]
Sinopse da editora: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade.

Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna.

Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.

Presente de Páscoa! Resenha dupla pelo Aris e pelo Super, aproveitem e comentem...

Aris

Primeiro um aviso ou ressalva, vai sair o filme, acho bacana, acho legal MAS não vai ser nem 10% do livro, o livro é de explodir cabeça a cada virada de página, não vai dar, desculpa ai, vocês, pessoas que não tem tempo, foi mal, você vão perder e muito. Sorry.

Agora o livro, bom, é AWESOME, é F&DA, é DEMAIS, pronto acabou. O cara leu a minha mente e escreveu um livro pra mim, foi só isso que ele fez. Fui tentar explicar para um amigo o que era o livro e fiquei que nem o Chaves empolgado: - E ai ZAZ e depois ZAZ e ai ele ZAZ e ai eles foram pra tal lugar e ZAZ e .... foi triste mas eu falei que tinha RUSH e o cara ficou feliz e eu não consegui explicar mesmo...

Se você já jogou qualquer coisa, leia. Se você nunca jogou nada, leia e chore, porque você perdeu MUITA coisa... Vamos lá vou tentar explicar, cultura pop anos 80 e 90, você esteve vivo nos últimos 10 ou 20 anos? Então simplesmente leia, é rápido é empolgante, não enrole e leia.

Esse livro eu descobri pelo MRG e li o primeiro capítulo online e foi ótimo, assim como todo o resto do livro. O livro é empolgante do início ao fim,

E lá pela página 17:
"A Caça, como o concurso passou a ser chamado, rapidamente chegou ao
conhecimento de todos. Assim como ganhar na loteria, encontrar o Easter Egg de Halliday se
tornou uma fantasia popular entre os adultos e também entre as crianças. Era um jogo que
todos podiam jogar e, a princípio, parecia não haver certo nem errado. A única coisa que o
Almanaque de Anorak parecia indicar era que seria essencial conhecer as diversas
obsessões de Halliday para encontrar o ovo. Isso criou um fascínio mundial pela cultura pop
dos anos 1980."

Último aviso/pedido: LEIAM é ótimo.

ps: Você aí que ainda não se empolgou e tá falando "méh, nem deve ser bom..", você conhece Monthy Python? Wow? Rpg de mesa? Qualquer seriado enlatado americano? Fliperama? Senhor dos Anéis? Blade Runner? Então você vai gostar...


Super

Como descrever “Jogador Número 1”. Imaginem uma festa com uma bola de espelhos no teto, está tocando "Whip It” do Devo . No meio da pista estão dançando: Indiana Jones, Roy Batty, Princesa Léia, Ferris Bueller, Mulher Nota 1000, Marty McFly, Sr. Spock, Darth Vader. Espalhados pela sala você vê todos os personagens dos filmes de John Hughes.

Ler ao “Jogador Número 1” foi uma experiência torturante, algo como ver a sombra de um dos pesadelos avivados de H. P. Lovecraft. Não me entendam mal, o livro é envolvente e divertido, mas por se tratar de coisas que fizeram parte da minha vida, a todo instante eu tinha a sensação de o autor havia vasculhado a minha mente.

O livro não tem uma trama muito elaborada, na verdade ela é simples e bem clichê. O grande mérito do romance é costurar o volume absurdo de referencias de forma coesa e dentro de um contexto.

A tecnologia mostrada no jogo embora complexa e detalhada é fácil de se compreender, principalmente por que os conceitos utilizados já existem de alguma forma e composta principalmente por mecânicas inspiradas em jogos de videogame e internet.
O livro possui alguns errinhos curiosos de tradução, não chegam a ser um grande problema.

No mais o livro é obrigatório pra quem possui lembranças da cultura pop dos anos 80 e 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário